quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Como instalar uma motobomba?


Deve ser feita em lugares fechados, ou de qualquer modo, protegida das intempéries.
Não exponha a sua bomba a ação do tempo. Proteja-a das intempéries (sol, chuva, poeira, etc.);
Instale a sua bomba o mais próximo possível da fonte de água, a qual deve estar isenta de sólidos em suspensão como: areia, galhos, folhas, etc.;
Mantenha espaço suficiente para ventilação e fácil acesso para manutenção;
Prever espaço suficiente para a desmontagem, inspeção e levantamento.
A bomba dever ser fixada em uma base através de parafusos adequados.
A base deve ser rígida o suficiente para absorver todas as vibrações da bomba.
A temperatura ambiente não deve exceder 40 C.
Nunca reduza a bitola de sucção da bomba. Utilize sempre tubulação com bitola igual ou maior a indicada no catálogo. Os diâmetros das tubulações devem ser compatíveis com a vazão desejada;
Utilize o mínimo possível de conexões na instalação. Prefira curvas a joelhos;
Recomenda-se o uso de uniões na canalização de sucção e recalque. Elas devem ser instaladas próximas à bomba para facilitar a montagem e desmontagem;
Vede bem todas as conexões com vedante apropriado;
Instale a tubulação de sucção com um pequeno declive, do sentido da bomba para o local de captação;
Procure utilizar válvula de pé (fundo de poço) com bitola maior que a da tubulação de sucção da bomba. Instale a válvula no mínimo a 30 cm acima do fundo do local da captação;
Nunca deixe que a bomba suporte sozinha o peso da tubulação. Faça um suporte de madeira, tijolo ou ferro;
Instale válvulas de retenção na tubulação de recalque, logo após o registro a cada 20 mca.

 Esquema mais comum


A casa de bombas

As bombas deverão está alojadas em uma edificação denominada de casa de bombas.
Este edifício deverá ter dimensões tais que tenham espaços suficientes para permitirem com certa comodidade montagens e desmontagens dos equipamentos e circulação de pessoal de operação e manutenção, de acordo com as normas técnicas em vigor e com as recomendações dos fabricantes.
Por exemplo, um espaço mínimo de 1,50m entre cada conjunto.
Também deve ter espaço e estrutura para instalação de equipamentos de manutenção e serviço tais como vigas (para instalação de pontes rolantes, roldanas, etc), pórticos (para passagens livres) e aberturas em pisos e paredes.
Estudos sobre a disposição dos equipamentos, drenagem dos pisos são essenciais.
Na elaboração de projeto arquitetônico é importante o estudo da iluminação, ventilação e acústica.

Tubulação

O diâmetro da tubulação de sucção dever ser igual ou maior que o diâmetro da conexão da bomba
.A tubulação deve ser tão curta e reta quanto possível, com o mínimo de curvas.
Recomendamos o máximo cuidado com a vedação da tubulação de sucção, afim de evitar entrada de ar prejudicial à performance da bomba.
A tubulação deve ser fixada em suportes independentes evitando causar esforços sobre a carcaça da bomba.
A tubulação deve ser posicionada com a inclinação ascendente na direção da bomba. Isto elimina a possibilidade de formação de bolsas de ar .
No caso de sucção negativa, recomendamos a instalação de uma válvula de pé na tubulação de sucção.
Para instalações de bombeamento de água suja, recomendamos a instalação de um crivo na tubulação de sucção.

Instruções para acionamento da bomba

– Antes de conectar a tubulação de recalque à bomba, faça a escorva da mesma, preenchendo com água todo o corpo e a tubulação de sucção, eliminando-se o ar existente em seu interior.
Após completar a escorva assegure-se que o bujão do orifício de escorva foi recolocado.
A operação de escorvar, deve ser repetida cada vez que a bomba ficar parada por longos períodos ou quando existirem bolsões de ar no sistema.
– Complete a instalação hidráulica de recalque;
– Verifique novamente todas as instalações elétricas e hidráulicas antes de acionar a motobomba;
– Nas motobombas monofásicas 6 (seis) fios, trifásicas, ou nas bombas mancalizadas, observe, logo na partida, pelo lado traseiro do motor, se este gira no sentido correto (sentido horário, exceto modelo BCA-43).
Caso contrário, inverta o giro do mesmo através da troca de duas linhas de alimentação L1 L2 (motores elétricos), ou reposicione o acionamento (motores a combustão).
A bomba deve ser desligada imediatamente, e os problemas corrigidos, se durante seu funcionamento ocorrerem os seguintes problemas:
* Não há descarga de líquido;
* Descarga de líquido insuficiente;
* Vibração;
* Superaquecimento do motor.
– As peças internas das bombas recebem uma película de graxa para evitar oxidação durante o armazenamento.
Por isso, recomenda-se bombear água por uns 3 minutos para fora do reservatório, antes da conexão final ao mesmo;
– Ao efetuar o primeiro acionamento do conjunto motobomba, sugerimos que a partida do mesmo seja feita com registro fechado, abrindo-o lentamente e medido-se a corrente e a voltagem através de um alicate amperímetro/voltímetro até que o sistema estabilize-se.
Tal procedimento permite que sejam conhecidos os pontos operacionais do equipamento (Vazão, Pressão, Corrente e Voltagem) evitando-se assim, eventuais danos ao mesmo.

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